MATEMÁTICA PARA COMPUTAÇÃO – ESTATÍSTICA

QUESTÃO 1:

QUESTÃO 2:

 

QUESTÃO 3:

A melhoria do desempenho é um dos objetivos tanto na fase de projeto como nas atualizações das redes de computadores. Para atingir esse objetivo é necessária uma análise criteriosa do sistema a ser implementado.

O estudo apresentado por Elisângela Maria de Carvalho, disponível em:

<http://www2.dc.uel.br/nourau/document/?code=230> tem como obje-tivo apresentar as métricas e técnicas utilizadas para avaliação do desempenho de redes de computadores. Para isso, são apresentados os conceitos sobre teoria de filas e modelos de filas e os passos a serem seguidos para evitar erros comuns na avaliação de desempenho. O trabalho apresenta a simulação como ferramenta eficaz e flexível para a modelagem de sistemas, através de exemplos de aplicação do simulador ns-2.

Segundo Carvalho, “a técnica de simulação e seus conceitos básicos são, em geral, facilmente compreensíveis e justificáveis, tanto para usuários quanto para os gerentes que tomam a decisão de aplicá-la ou não em seus problemas. Utilizando recursos matemáticos e computacionais para modelar o funcionamento de um conjunto de operações ou processos existentes no mundo real, a simulação pode avaliar um sistema que ainda não está disponível, prevendo seu desempenho ou comparando alternativas”.

Com base no estudo apresentado relacionado a métricas e técnicas utilizadas para avaliação do desempenho de redes de computadores, e nas distribuições de probabilidade estudadas nas aulas da disciplina de Estatística, discuta os fatores que justificam o uso de técnicas de simulação e os tipos de simulação apresentados no trabalho que envolvem a distribuição de Poisson.

QUESTÃO 4:

Explique os motivos e a importância de utilizar a estatística para mensurar o desempenho de uma empresa em dias e com condições diferentes.

QUESTÃO 5:

A teoria da Probabilidade nos permite calcular a chance de ocorrer um determinado evento em um espaço amostral. Você, como futuro desenvolvedor, poderá utilizar tais conceitos durante o desenvolvimento de um software de gestão industrial. Diante das inúmeras utilizações da probabilidade, discorra exemplos da sua aplicação em um software desse tipo.

QUESTÃO 6:

Correlação Linear é uma medida de associação entre duas variáveis, podemos resumir da seguinte forma: duas variáveis variam conjuntamente e linearmente, mostrando o grau de intensidade dessa associação.

Diante desse conceito e do que estudamos nessa terceira aula ao vivo, fale sobre a importância desse cálculo aplicado a velocidade da conexão de um servidor em relação ao número de usuários:

QUESTÃO 7:

A computação gráfica é a área da computação destinada à geração de imagens em geral. O conhecimento nesta área é sempre útil, especialmente a capacidade de desenvolver um novo software gráfico que atenda às necessidades do mercado. A aptidão de corretamente dimensionar um ambiente de trabalho gráfico também é bastante valorizada. Trata-se de uma área que oferece diversas possibilidades de pesquisa, geralmente em conjunto com outras áreas e ciências, como: IA , Bancos de Dados, Interfaces, Sistemas Digitais, Medicina, Biologia, Química, Física, Engenharia, Publicidade, etc.

O texto “Destrinchando a Computação Gráfica”, postado no site Numerofilia no dia 23 de abril de 2011, apresenta várias considerações a cerca da Computação Gráfica e traz links no corpo do texto com apostilas direcionadas aeste estudo. Segue o link:

http://www.numerofilia.com.br/2011/04/o-que-e-computacao-grafica-historia-e.html

Cursos de mestrado e especialização em Computação Gráfica estão orientados para candidatos com formação prévia em Informática e/ou Ciências da Computação. Pessoas com formação em Engenharia, em Física ou em Matemática também podem encarar o desafio, desde que demonstrem possuir capacidade e experiência em informática, ou seja, demonstrem conhecimentos em linguagens de programação e algoritmos.

A partir da leitura das informações contidas no texto “Destrinchando a Computação Gráfica”, bem como das discussões ocorridas na aula interdisciplinar, descreva as ferramentas matemáticas aplicadas a essa área da informática e sua importância no mercado de trabalho.

RESPOSTA:

Interessante observar que Computação Gráfica não refere-se a campos específicos como arte gráfica ou design, mas sim a estrutura capaz fazer a computação iteragir com o usuário de forma amigável e simples, utilizando, entretanto, recursos complexos em relação a hardware e, mais complexo ainda, em relação a linguagem e estrutura de dados, capaz de transformar . informações matemáticas em imagens. A Computação Gráfica em si trata-se de linguagem capaz de tratar as imagens como imensas matrizes, aplicando vetores e recursos matemáticos para criar o que chamamos de ambiente gráfico, seja, no próprio Sistema Operacional ou programas específicos!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.