A IGREJA ANTES DA QUEDA

Talvez seja um pouco exagerado buscar alguma definição de igreja anterior a queda humana. É dito que todo movimento ou crença religiosa no mundo tem sido uma busca incessante pelo preenchimento do vazio de Deus deixado pelo pecado, uma vez que o homem dEle se distanciou. O termo “religião”, adotado para definir a crença no espiritual e criar uma “ponte” entre o humano e espiritual deriva do termo latino “religare” ou religar, reconciliar. Ou seja, a própria definição do termo sugere uma ruptura, um desligamento ou o que a bíblia chama de pecado.

Bem, se o conceito de religião para a humanidade implica na tentativa de reconexão de uma relação que foi quebrada, como seria essa relação? Qual é a implicação de um relacionamento sem a queda? Como se relacionaria um homem com Deus sem a separação causada pela desobediência?

São poucos os textos bíblicos que mostram o mundo antes do pecado, irei abordar aqueles em que percebe-se alguma descrição de como seria essa interação entre o homem, seu ambiente e Deus e os elementos divinos.

Para além disso tentarei esboçar uma definição do porque a crença judaico-cristã de criação e queda é a mais plausível dentre as diversas formas de explicar o surgimento da vida e do homem e sua relação com o espiritual.

O entendimento dessa questão talvez não fique completo neste esboço, mas creio firmemente que a aceitação desse conceito é primordial para assimilação do que a “IGREJA ANTES DA QUEDA” imprime ao ser humano que busca alguma filiação ou atitude “religiosa”, o qual, por definição vimos tratar-se de uma forma de religar ou construir pontes entre o espiritual e material, ponte essa que denota a perda da conexão anterior existente.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.