Eles queriam apenas pão

Texto chave: João 6:25-27

25 “E, achando-o no outro lado do mar, disseram-lhe: Rabi, quando chegaste aqui?26 Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. “

Para melhor compreender analisemos os versos anteriores (João 6:1-24):

1 “Depois disto partiu Jesus para o outro lado do mar da Galileia, que é o de Tiberíades.2 E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.3 E Jesus subiu ao monte, e assentou-se ali com os seus discípulos.4 E a páscoa, a festa dos judeus, estava próxima.5 Então Jesus, levantando os olhos, e vendo que uma grande multidão vinha ter com ele, disse a Filipe: Onde compraremos pão, para estes comerem?6 Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que havia de fazer.7 Filipe respondeu-lhe: Duzentos dinheiros de pão não lhes bastarão, para que cada um deles tome um pouco.8 E um dos seus discípulos, André, irmão de Simão Pedro, disse-lhe:9 Está aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isto para tantos?10 E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.11 E Jesus tomou os pães e, havendo dado graças, repartiu-os pelos discípulos, e os discípulos pelos que estavam assentados; e igualmente também dos peixes, quanto eles queriam.12 E, quando estavam saciados, disse aos seus discípulos: Recolhei os pedaços que sobejaram, para que nada se perca.13 Recolheram-nos, pois, e encheram doze alcofas de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.14 Vendo, pois, aqueles homens o milagre que Jesus tinha feito, diziam: Este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo.15 Sabendo, pois, Jesus que haviam de vir arrebatá-lo, para o fazerem rei, tornou a retirar-se, ele só, para o monte.16 E, quando veio a tarde, os seus discípulos desceram para o mar.17 E, entrando no barco, atravessaram o mar em direção a Cafarnaum; e era já escuro, e ainda Jesus não tinha chegado ao pé deles.18 E o mar se levantou, porque um grande vento assoprava.19 E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus, andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e temeram.20 Mas ele lhes disse: Sou eu, não temais.21 Então eles de boa mente o receberam no barco; e logo o barco chegou à terra para onde iam.22 No dia seguinte, a multidão que estava do outro lado do mar, vendo que não havia ali mais do que um barquinho, a não ser aquele no qual os discípulos haviam entrado, e que Jesus não entrara com os seus discípulos naquele barquinho, mas que os seus discípulos tinham ido sozinhos23 (Contudo, outros barquinhos tinham chegado de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, havendo o Senhor dado graças).24 Vendo, pois, a multidão que Jesus não estava ali nem os seus discípulos, entraram eles também nos barcos, e foram a Cafarnaum, em busca de Jesus.”

Observaremos alguns detalhes:

  • A multidão deseja fazê-lo rei por causa do seu poder de resolver problemas (verso 15)
  • Jesus retira-se sozinho para o monte (verso 15)
  • Discípulos atravessam o lago sozinhos (verso 16)
  • A noite, os discípulos enfrentam a tempestade e Cristo aparece andando sobre as águas (versos 16 a 21)
  • A multidão percebe que Cristo não havia partido com os discípulos (verso 22)
  • Alguns barcos de Tiberíades chegam ao lugar onde Cristo havia multiplicado os pães
  • Percebendo que Jesus não estava ali, seguem para Cafarnaum (do outro lado do lago) à procura de Jesus. (verso 24)

Por que procuravam a Jesus?

Muitas pessoas hoje ainda procuram a Jesus, mesmo dentro da igreja – querem ajuda para seus problemas terrenos: sustento, cura, solução para problemas familiares, financeiros, etc.

Estão dispostas a qualquer sacrifício para realizar os sonhos desta vida. Às vezes este sacrifício é frequentar uma igreja, batizar-se, cumprir regras religiosas, etc. Fazem tudo sem prazer, porque o seu prazer está em outra coisa – aqui embaixo.

Imaginam que estão buscando a Cristo, quando na realidade, estão buscando apenas seus próprios projetos de vida.

Nem toda procura por Cristo vai resultar em vida eterna. Por quê?

As pessoas não estavam atrás de vida eterna, mas de comida (verso 26). Hoje muitos procuram a Cristo pelo mesmo motivo – realizar os sonhos ou atender as necessidades desta vida.

Não é errado procurar comida para manter a vida. Pelo contrário, somos aconselhados por Deus a nos alimentar muito bem pra que através de nosso corpo possamos adorar a Deus. Todas as experiências de uma pessoa, inclusive as espirituais, ocorrem através do corpo, e por isso ele precisa ser bem cuidado.

Mas o problema era que a luta da vida deles era por encontrar comida para manter somente essa vida. O problema é que esse tipo de comida estraga e apodrece, e esta vida vai terminar, por mais bem alimentada que uma pessoa esteja.

Qual é a luta da sua vida: encontrar comida para esta vida ou para a vida eterna?

Conselho de Jesus: buscar uma comida que uma vida eterna , uma vida que não termina! João 6:26-27

26 “Jesus respondeu-lhes e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes.

27 Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou.”

A vida eterna já começa nesta vida e dura para sempre!

Que se esforça mais por encontrar comida apenas para esta vida, muitas vezes, muitas vezes consegue  o que procura. Concentra-se só nisso e perde a outra vida.

Quem se esforça mais por procurar a comida que dá vida eterna, alcança a vida que não acaba e ainda tem suas necessidades desta vida asseguradas Mateus 6:33 33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentada.”

Preocupação excessiva ou exclusiva para com a comida perecível, que sustenta esta vida, exclui a busca pela comida imperecível que promove a vida eterna. Atenção exclusiva pelo sustento material tira de vista as realidades eternas.

Como alcançar a vida eterna

Quando Jesus lhes disse isso, eles perguntaram: (João 6:28-29) 28 Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Em outras palavras: Qual é o esforço que Deus requer 29 Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais nAquele que ele enviou.

O esforço, sozinho, pode não dar resultados satisfatórios. Pode estar apenas esgotando as energias. Por isso precisa ser executado na direção correta. Não adianta empurrar um carro com o freio de mão puxado!!!

Qual o esforço que Deus requer para se alcançar a vida eterna: Creiam nAquele que ele enviou”

O que significa crer em Jesus? O seu nome significa “O Senhor Salva“! Crer nEle é confiar que Ele salva. Que nos salva de duas coisas: problemas e pecados. De quais problemas você deseja que o Senhor lhe salve hoje? De que pecados você gostaria de se livrar?

Salvação dessas duas coisas não está no que fazemos, mas no que Cristo faz quando o buscamos em primeiro lugar! Mas se colocamos a busca pela comida material em primeiro lugar, vai faltar tempo para buscar a Cristo, a verdadeira comida espiritual.

Sustento material x espiritual

Enquanto estivermos neste mundo, vamos ter que continuar lutando pelo sustento material, mas este nunca pode ser nosso principal esforço! Se quisermos alcançar a vida eterna, nosso principal esforço precisa ser exercido neste sentido. É para nos lembrar dessa melhor perspectiva da vida que Deus nos sugere alguma coisa:

  • Contemplar diariamente a Cristo: (I João 5:11-12) 11 E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. 12 Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. 
    • Precisa ser em particular, no começo do dia, com nossas melhores energias e o cérebro descansado: Mateus 6:33 33 “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”  Marcos 1:35 35 “E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava. “João 13:15  “Eu lhes dei o exemplo, para que vocês façam como lhes fiz. “
    • Aquilo que tem força nos tirar da cama é principal coisa da nossa vida! É a busca pela comida que estraga ou pela comida que dura pela vida eterna?
    • Cada dia temos que escolher se nossa busca mais importante é pelo pão que estraga ou pelo Pão que alimenta pela vida eterna.
  • Guarda do Sábado
    • O Sábado serve para desviar nosso pensamento das coisas materiais, visíveis, para as eternas e invisíveis durante um dia inteiro. Este exercício deveria servir para nos despertar o desejo de continuar vivendo no mundo espiritual durante o resto da semana.
    • Nos ensina a parar de lutar pelo pão que estraga e lutar para alcançar o Pão que dura para a vida eterna.  João 6:33   33 “Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo.”
    • Guardar o sábado não é adorar ao dia do Senhor mas ao Senhor neste dia santificado. Não é apenas ir a igreja, participar de ensaios e comissões, estudos bíblicos e outras atividades, mas passar tempo procurando de modo público e particular ao Senhor do Sábado.
  • Reforma de Saúde
    • O paladar apenas não deveria comandar nossas decisões quanto à comida.
    • A vida não consiste em correr atrás de satisfazer apenas os nossos gostos, mas entrega-los ao Senhor.
    • A importância de que nossa vida seja regida por princípios corretos e não pelos instintos ou sentimentos.
    • Pensar nas coisas eternas até quando comemos (um dos instintos mais primários do ser humano)
    • Quem está pensando em ir morar no Céu, não pode ser regido por instintos e desejos, mas por princípios. Um cristão não come apenas porque está com vontade, mas para glorificar a Deus através de seu corpo.
  • Dízimos e Ofertas
    • Mateus 6:21 21 “Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.”
    • O ato de entregar dízimos e ofertas exercitam nossa confiança de que o sustento nesta vida provém de Deus e não do dinheiro, empresas, patrões, empregados ou clientes.

Através da luta pela sobrevivência, Satanás tem conseguido desviar muita gente da busca pelo reino de Deus. Mesmo vivendo no tempo do fim, perto da consumação dos séculos, concentram-se em viver bem nesta vida, que é passageira e esquecem-se da próxima, que será eterna. Por isso o conselho de Paulo ainda soa hoje: ( Colossenses 3:1-2) 1 “Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2  Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;

Então, pense:

  • Que coisas precisam mudar em sua rotina diária para que a busca pelo reino de Deus ocupe realmente o primeiro lugar?
  • Em lugar de concentrar-se apenas no que não pode ser feito no sábado, pergunte a si mesmo o que pode fazer para aproximar-se mais do Senhor no seu dia.
  • Seguindo as orientações do Senhor quanto a reforma de saúde, você vai estar com a mente mais clara para perceber Sua presença e comungar com Ele.
  • Devolver dízimos e ofertas tiram nossa esperança de sustento das coisas desta vida e a colocam no Senhor.

João 6:55-57: 55 “Pois a minha carne é verdadeira comida e o meu sangue é verdadeira bebida. 56 Todo o que come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.57 Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.”

Então, em lugar de viver lutando para conseguir as coisas que Cristo pode dar, concentre-se na busca pela pessoa Cristo, pela sua presença! Gaste tempo com Ele e a vida eterna, que é dEle, passa a ser sua agora mesmo!

Baseado no sermão do Pastor Marcos Faiock Bonfim, publicado pelo Ministério de Mordomia Cristã da União Sul Brasileira das Igrejas Adventistas do Sétimo Dia para o dia 19 de maio de 2005.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.