Até não ouvir mais ao Senhor – I Samuel 27 – 31

Os capítulos finais do primeiro livro de Samuel apresenta um enredo sangrento, uma história repleta de batalhas, lutas armadas, mortandade e derrotas dos Israelitas.
Se olharmos ao povo escolhido quase não o podemos reconhecer como tal. O povo perdeu a referência religiosa que encontravam em Samuel. Os sacerdotes leais foram assassinados sob a ordem de Saul e o povo estava a deriva sob as ordens de um rei que sentia-se banido da presença de Deus. Presença essa que tantas vezes … continue lendo...

Por que Esperar? – I Samuel 19 – 26

O Texto de hoje é longo. Prometo que vou ser breve em meu comentário.
Davi fora escolhido por Deus e indicado por Samuel para ser o novo rei de Israel. Os planos de Deus foram logo mostrando-se possíveis para ele e todo o Israel, inclusive o rei Saul, percebiam já os desígnios de Deus.
Entretanto, esse desígnio divino trouxe a Davi muita luta e dificuldade. Por anos ele fugiu e se escondeu para manter-se vivo.
Durante esses anos de fuga, … continue lendo...

A Soberba de Saul – I Samuel 18 – 20

A vitória de Davi sobre Golias trouxe-lhe respeito das tropas e fama ante o povo. Um jovem ainda, com garra e coragem suficientes para humilhar dois exércitos.

No princípio Saul admirou-se do despenho desse humilde pastor e cantor. Entretanto, logo as palavras de reprovação de Samuel começaram a lhe atormentar os pensamentos. Era evidente que Deus não lhe concedia mais vitórias, porém, Davi era abençoado por Deus a olhos vistos. Também não seria esse ingênuo pastorzinho o substituto escolhido por

continue lendo...

Venceremos o Gigante? – I Samuel 17

Ao mesmo tempo que a influência de Saul sobre o povo se estabelecia e o governo firmava-se em suas mãos, outra mudança ocorria em seu interior: o orgulho e soberba passam a dominar-lhe os sentidos. O humilde filho de Quis, que relutantemente aceitara a designação do profeta e a indicação divina passa a ostentar-se e exigir honra a si próprio maior que ao próprio Deus que o fizera rei.

Em busca de reconhecimento humano e aprovação pública (numa manobra que
continue lendo...

Um Homem e seu Escudeiro contra um Exército – I Samuel 14

Observamos que o reinado de Saul caracterizava-se quase unicamente como um governo militar. A prática da Guerra ou treinamento e aparelhamento militar ocuparam quase todo tempo desse rei escolhido pelo povo justamente para esse fim: liberta-los da opressão dos vizinhos idólatras e saqueadores.
Israel ser reconhecido como uma nação, um estado constituído e com um exército organizado era uma afronta direta a esses pagãos que se consideravam donos da Palestina. Logo após a instituição do governo hebraico encontramos manifestações bélicas … continue lendo...

Quem Reinará? – I Samuel 8 – 12

Encontramos neste texto os israelitas novamente unidos em torno de um juiz justo e temente a Deus, que os libertara dos conceitos idolatras e da corrupção dos juízes e sacerdotes anteriores.
Ainda estava vívida em sua mente o resultado da corrupção generalizada da geração anterior e seu nascente orgulho nacional dava mostras de preocupação com as gerações futuras, as quais poderiam desviar-se dos objetivos propostos pela atual união de tribos e famílias, ainda não categorizado como uma nação ou estado … continue lendo...

EBENÉZER – I Samuel 7

Interessante eu começar essa nova empreitada com esse texto. Uma parte da história de Israel com surpreendentes mudanças. Talvez a mais significativa desde Moisés. Algumas pessoas encaram a história de Israel antes da existência do Reino como lendária e fantasiosa. Discordo dessa opnião pelo simples fato que nenhum povo encararia lendas de derrotas e sofrimento com prazer ou algo digno de ser lembrado. Mas não é esse meu objetivo ao escrever esse texto.
Samuel, um jovenzinho ainda, quando assumiu o
continue lendo...