Discipulado – A Missão através das Unidades de Ação da Escola Sabatina

“Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.” (Mt 28.19.20.)

A Escola Sabatina surge primariamente para atender dois aspectos dessa  tríplice ordenação cristã:

  • Ensinar: compreender o plano da Redenção para a humanidade e todos os aspectos da vida cristã;
  • Fazer discípulos: implicando no termo Discipulado, o qual tem sido usado para representar a ato de envolver todos os membros na obra da salvação, ensinando todo novo convertido o sentido de missão e dever de espalhar o evangelho.

Ao cumprir o propósito do Discipulado, encontramos um ciclo, onde o agora discípulo pode cumprir o primeiro aspecto mais comum atribuído a esse texto: “…batizando-os…”. Sendo assim, todo novo batizado é também um discipulador, tendo como novo objetivo de sua vida o cumprir esse mandato.

A Unidade da Escola Sabatina permite a execução das funções primordiais do Discipulado. O ancião/professor da unidade tem a atribuição de identificar afinidades dos seus discípulos, no caso os membros de suas classes. Desenvolver estratégias missionárias fazem parte desse propósito.

Normalmente o professor/ancião pode executar esse planejamento, mas a experiência tem demonstrado que se indicarmos uma pessoa específica para essa função, a quem chamamos de “promotor missionário” temos um resultado mais efetivo e duradouro. Recomendamos, portanto, que cada unidade indique uma pessoa para essa função, a qual terá contato semanal com o Diretor do Ministério Pessoal para desenvolver com sua unidade as atividades desse Ministério.

O promotor missionário pode ser função acumulada do secretário(a) da classe ou do professor-auxiliar. O próprio professor pode assumir esse papel, mas para cumprir melhor suas atividades como ancião recomendamos que seja delegado a algum outro membro. Dentro das possibilidades, seria recomendável uma pessoa para cada função.

Uma vez indicado, o promotor missionário será responsável por apoiar o professor e o secretário em suas atribuições, coordenar e montar a estratégia da unidade para uma efetiva ação missionária através das Duplas Missionárias e Pequeno Grupo Integrado (Encontro Fora do Encontro). Irá assessorar o Ministério Pessoal e Assistência Social Adventista na sua unidade.

O Promotor Missionário terá 20 minutos dentro das Atividades de Classe de cada sábado para discutir com sua classe suas estratégias, alvos, metas e projetos para cumprir as suas atribuições, entre outras:

  • Desenvolver e coordenar junto a sua unidade a estratégia missionária adotada;
  • Promover e incentivar a formação de Duplas Missionárias (META: 2 duplas por unidade);
  • Promover e envolver sua unidade nas ações dos vários Departamentos e Ministérios da Igreja, principalmente Ministério Pessoal, ao qual é ligado diretamente, e Assistência Social (ASA/ADRA);
  • Criar metas e alvos específicos para as ações missionárias e sociais de sua unidade;
  • Fornecer SEMANALMENTE aos membros da sua unidade material missionário (livros, dvds, folhetos, etc) para ser distribuído ao público em geral;
  • Promover um programa eficiente de Oração Intercessória entre os membros de sua unidade;
  • Entregar para as Duplas Missionárias os nomes dos visitantes (obtidos com o(a) secretário(a) da unidade) e interessados para serem contactados ou visitados e assegurar-se do cumprimento dessas tarefas;
  • Auxiliar o ancião/professor na visitação dos membros de sua unidade;
  • Planejar, promover e executar junto a sua classe a realização do Pequeno Grupo dessa unidade, (G148, Koinonia ou GAJA para os jovens, Conectados ou G148Teen para Desbravadores/Adolescentes, Encontro Fora do Encontro, Junta-Panelas, ou Por-do-Sol nas casas, para adultos, ou qualquer outro programa que promova o encontro periódico dos membros da unidade fora do ambiente da igreja).
Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.