Investindo na Escola Sabatina

Seria bom haver uma hora designada para estudo bíblico, em que os jovens, tanto os convertidos como os não convertidos, se reunissem para orar e relatar suas experiências.

O que a causa mais necessita

Qual é o caráter da experiência religiosa dos que tomam parte na Escola Sabatina? A luz da verdade tem brilhado na mente e coração de professores e alunos, para que a difundam entre os que estão sem Cristo. A mensagem salvadora deve ser dada aos que ainda não abriram o coração para receber o dom celestial. A verdade deve ser levada insistentemente à atenção dos que parecem indiferentes. Se todos sentissem responsabilidade pelas pessoas por quem Cristo morreu, quão intenso seria o interesse em cada instrumento empregado para a salvação de almas!

Quão pouco pensaríamos em condescendência própria, ornamentos de vestuário e procura de prazeres! Quão pouco dinheiro seria gasto em entretenimentos, se compreendêssemos a importância de inverter nossos meios na causa de Deus, que requer cada centavo que não seja preciso para as necessidades reais.

Orai para que o Espírito Santo vos penetre o coração, e então levareis o jugo de Cristo e Sua carga, crescendo em completa união com Ele. Nossa visão é demasiado estreita e precisa ser alargada para compreendermos as necessidades da causa.

A maior necessidade da obra é a de moços e moças consagrados, que sintam responsabilidade pessoal pelo avançamento da causa e cooperem com os agentes divinos, para dissipar as trevas morais do mundo. — Testimonies on Sabbath School Work, 57.

O efeito da verdade

Os princípios da verdade gravados no coração, regra sobre regra, mandamento sobre mandamento, produzirão corretas ações. A Bíblia contém as penetrantes máximas dadas por Deus para guiar ao Céu homens, mulheres, jovens e crianças, através dos conflitos desta vida. “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (João 17:17), foi a oração de Cristo. Embora iluminada pelo estudo da Bíblia, é tal a natureza dos jovens que será inútil toda tentativa no sentido de os elevar e enobrecer, a menos que pratiquem na vida diária a verdade de que têm conhecimento. Sobre os pais repousa a séria responsabilidade de cooperar com os professores na Escola Sabatina.

Há corações que o Senhor tocou com Seu Santo Espírito. Logo que a graça comece a operar na mente, o coração é humilhado e subjugado; não há luta pela supremacia, extingue-se o pecado; existe tal intuição do amor de Cristo em dar Sua vida pelos pecadores que não há desejo de exaltação própria. O converso vê que seu Redentor viveu uma vida de humildade e deseja seguir-Lhe as pegada. Desperta-se-lhe no coração o espírito missionário; e ao andar humilde e obediente, de acordo com sua fé, não descansará antes de empenhar-se na obra de salvar pessoas para Cristo. Deseja que todos conheçam a preciosidade do amor do Salvador. — Testimonies on Sabbath School Work, 25.

Uma pergunta para todo professor e estudante

Estudando as Escrituras, manifestando abnegado interesse por outros, fazendo o que é do agrado do Salvador, crescereis na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador. Seja esta a indagação de todo professor e aluno: “Que posso fazer para servir fielmente Àquele que morreu para que eu pudesse viver?” Eis a resposta do Mestre: “Buscai e salvai os perdidos.” Deveis trabalhar como o fez Cristo: com paciência, interesse, determinação, a fim de que não vos desanimeis ao trabalhar para o tempo e a eternidade, crendo que Jesus pode fazer muito mediante a capacidade humana consagrada a Seu serviço. Poderíamos desejar privilégio mais elevado que o de sermos coobreiros de Deus, aproveitando o máximo possível as faculdades que nos foram confiadas, a fim de que esta obra seja finalizada?

Se moços e moças forem prudentes, cultivando a piedade e devoção, sua luz incidirá sobre outros e a igreja terá vital poder. Seria bom haver uma hora designada para estudo bíblico, em que os jovens, tanto os convertidos como os não convertidos, se reunissem para orar e relatar suas experiências.

A juventude deve ter oportunidade de expressar seus sentimentos. Seria proveitoso escolher primeiramente um guia prudente, que fale pouco e anime bastante, dizendo palavras que ajudem e fortaleçam a juventude no começo de sua experiência religiosa. Depois de obterem alguma experiência, devem os próprios jovens, um após outro, assumir essa direção, preparando-se assim para serem obreiros aprovados por Deus. — Testimonies on Sabbath School Work, 47, 48.

Tags , , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.