MATÉRIA PRIMA

Texto apresentado como atividade na disciplina de Sociologia na faculdade de Pedagogia da Univille.

O Escritor João Ubaldo Ribeiro, trata em seu artigo “Precisa-se de Matéria-prima para Construir um País” de um problema generalizado no Brasil: a corrupção.

Para ele, Collor, Itamar, FHC, ou Lula não foram e não são os problemas, apenas reflexo de uma sociedade onde corrupção, chamada no contexto social de “Esperteza”, é comum e até mesmo valorizada.

Apresenta pontos onde somos peritos em criticar, mas costumamos agir de igual forma: a impontualidade, a sonegação, a não valorização do capital humano e da ecologia, a falta de cultura (leitura, por exemplo, ou memória histórica).

Conhecemos nossos hábitos (ou maus-hábitos), mas nos referimos aos outros, principalmente governantes, com críticas e denuncias, com o objetivo puro de desviar o foco, isto é, não ver que o problema é nosso e que a solução depende única e exclusivamente de nós mesmos.

Nós, como brasileiros, precisamos melhorar, rever nosso quadro, buscar a honestidade, a transparência e demais qualidades que admiramos e então, deixar que isso, esse bem-querer, contagie os outros.

Na verdade, não é fácil. Precisamos de vontade própria e agir coletivamente. Precisamos nos reeducar. Precisamos ser bons cidadãos. Então, assim, teremos um país melhor.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.