O professor da Escola Sabatina como Ancião

Desde o ano de 2015 temos o voto da Associação Geral no que trata de todo professor da Escola Bíblica/Sabatina como Ancião da Igreja e vice-versa. Discutimos alguns aspectos dessa medida abaixo:

O ancião na Igreja Adventista é o cargo máximo de uma igreja local ou comunidade, devendo pastorear seu rebanho, cuidando e nutrindo suas necessidades, esse papel é por demais semelhante aos assumidos pelos professores da Escola Sabatina e não por acaso.

Entretanto, ocorre que em muitas igrejas a eleição de novos anciãos se dá com base em brain storm, onde nem sempre as qualificações necessárias são levadas em consideração.

Muitos anciãos eleitos e em atividade tem dúvidas ou mesmo desconhecimento de suas funções ou dificuldades em executá-las e cumpri-las.

A divisão de um grupo de pessoas aos cuidados de cada ancião na execução de suas funções é uma bem vinda solução, amparada na experiencia bíblica de Moisés no deserto, entretanto é uma tarefa de difícil execução e consenso nas igrejas locais.

A junção da função de professor da Escola Sabatina com o Ancionato propicia um melhor desempenho das atividades de ambas as funções, definindo bem todas as atividades inerentes ao cargo de Ancião.

O ancião/professor atuará diretamente sobre sua classe, pastoreando, nutrindo, discipulando e interagindo com esse grupo de pessoas todos os sábados. Através das atividades da Escola Sabatina, as quais são bem definidas através dos manuais, publicações auxiliares e programas da igreja, ele terá uma atuação verdadeiramente condizente com sua função

O processo de indicação e votação de anciãos também torna-se diferente quando se assume esse formato, uma vez que a pessoa indicada antes de mais nada deve assumir-se como professor de uma unidade, ou seja, os professores serão anciãos naturalmente, sem o risco de eleger-se anciãos descomprometidos ou desleixados.

Tags , .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.