Plano de Aula – Coordenadas Geográficas com uso de Recursos Tecnológicos

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

IDENTIFICAÇÃO:Ensino Médio ano

Disciplina: Geografia / Física /Matemática

Tema: Calculo de distância utilizando as coordenadas geográficas – Grandezas vetoriais –

Quantidade de aulas: 5 aulas

DESCRIÇÃO GERAL

Conteúdos:

Física e matemática – Grandezas vetoriais

Geografia – coordenadas geográficas.

Objetivos:

Compreender as coordenadas geográficas, calculo da equação envolvendo graus, minutos e segundos, analisar a informação como uma grandeza vetorial.

Avaliação:

Ao final em grupos de 3 alunos, deverão apresentar a equação envolvendo 4 pontos turísticos da região.

Fontes:

  • Livro didático
  • Google Maps
  • Mapa mundial e Mapa regional
  • Globo

AULA 01

Conteúdo: Coordenadas geográficas

Objetivo: Compreender o que são coordenadas geográficas e o contexto histórico

Recursos: Globo, Mapa mundial, livro didático.

Etapas da aula

  1. Leitura no livro didático;

  2. Explanação e questionamento sobre o contexto histórico;

  3. Apresentação do mapa mundial e o globo terrestre.

AULA 02

1. Conteúdo: Conversão de minutos em decimal de graus

2. Objetivo: Compreender a necessidade de converter de minutos para decimal de minutos para poder calcular.

3. Recursos : Quadro de giz e calculadora utilizando a regra de três.

4. Etapas da aula

a) Introdução ao tema: explanação sobre a necessidade de conversão.

b) Desenvolvimento da aula: Demonstração de cálculos de alguns exemplos.

c) Atividades para os alunos: Exercício de aprendizagem e de fixação.

AULA 03

1. Conteúdo: Google Maps

2. Objetivo: Localizar a informação no Google Maps, onde aparece as coordenadas geográficas.

3. Recursos : Utilização da sala informatizada

4. Etapas da aula

a) Introdução ao tema: Utilização de data show para que todos visualizem a pesquisa que deverão fazer.

b) Desenvolvimento da aula:

Demonstração de como pesquisar no Google Maps

Auxiliar na pesquisa na qual o aluno precisa encontrar as coordenadas geográficas de sua casa.

c) Atividades para os alunos: Encontrar a posição geográfica

AULA 04

1. Conteúdo: Calculo da menor distancia entre dois pontos

2. Objetivo: Aprender a calcular com os valores das coordenadas geográficas.

3. Recursos : Pesquisa no Google Maps

4. Etapas da aula

a) Introdução ao tema: Pesquisa e anotação das posições geográficas de 5 pontos turísticos da região.

b) Desenvolvimento da aula: montagem dos cálculos.

c) Atividades para os alunos: Calcular a menor distancia entres os pontos turísticos e a escola e elaborar uma apresentação para a sala.

AULA 05

1. Conteúdo: Apresentação das informações e dados coletados

2. Objetivo: Compartilhar e comparar as informações adquiridas.

3. Recursos : Apresentação dos alunos em data Show

4. Etapas da aula

a) Introdução ao tema: Apresentação

b) Desenvolvimento da aula: Trabalho desenvolvido

c) Atividades para os alunos: Demonstração da experiência adquirida.

Avaliação:

Resultado da apresentação e comparativo dos cálculos com a ferramenta do Google maps.

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