“Se o Buscardes o Achareis” – II Crônicas: 14

“O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o buscardes, o achareis; porém, se o deixardes, vos deixará.” (II Crônicas 15:2)

O versículo acima tem uma mensagem atualizadíssima, embora tenha sido escrito séculos atrás.
Sobre Asa, o terceiro Rei dos Judeus (Reino do Sul) é dito que “…fez o que era bom e reto aos olhos do SENHOR seu Deus” (II Crônicas 14:2). Enquanto no capítulo 14 relata vários feitos memoráveis desse bom rei, o capítulo 15 começa introduzindo um chamado para Buscar o Senhor e uma advertência quanto ao conformismo e a indiferença.
Embora Israel vivesse um momento de prosperidade e aparentemente andando na verdadeira religião, sua condição de nação próspera e forte os induzia à uma condição de letargia espiritual, indiferença e confiança em si mesmos.
“E Israel esteve por muitos dias sem o verdadeiro Deus, e sem sacerdote que o ensinasse, e sem lei.” (II Crônicas 15:3)
O texto sagrado cita uma angustia e uma antipatia generalizada entre o próprio povo judeu: “E naqueles tempos não havia paz, nem para o que saía, nem para o que entrava, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras.”(II Crônicas 15:5)
Amigo, você já se sentiu assim? Já sentiu a angustia da alma, o peso do vazio, a sensação de estar constantemente perambulando em um mundo perdido no tempo e no espaço?
Entretanto, veja o que aconteceu: “Mas quando na sua angústia voltaram para o SENHOR Deus de Israel, e o buscaram, o acharam… E todo o Judá se alegrou deste juramento; porque de todo o seu coração juraram, e de toda a sua vontade o buscaram, e o acharam; e o SENHOR lhes deu repouso ao redor. (II Crônicas 15:4 e 15) 
O fim do rei Asa não foi tão bom quanto a história do seu reinado. No fim dos seus dias procurou aliança com o Rei de Damasco (Síria) enviando-lhe tributos para evitar a aliança entre Baasa (rei da Síria) e o reino de Israel. O profeta Hadade foi enviado por Deus com uma advertência ao rei. Mas o rei não só desconsiderou a mensagem, como puniu o profeta, lançando-o na casa do tronco…e oprimiu alguns do povo (II Crônicas 16:10). Logo foi acometido por uma doença  e é dito no texto: “…a sua doença era em extremo grave; contudo, na sua enfermidade, não buscou ao SENHOR, mas antes os médicos.” (II Crônicas 16:12). Essa observação não está aqui, como alguns pretendem, dizendo que não se deve buscar aos médicos, antes, o simples fato de a bíblia registrar que existiam numa nação regida pelas leis de Deus indica que os profissionais médicos devem ter seu trabalho em cuidar da saúde das pessoas, mas colocando a orientação e guia divina em primeiro plano.
Amigo, a mensagem de hoje é direta: “Se o Buscardes o Achareis”. Foi tão real para o rei Asa quanto o é para mim e para ti hoje.
Reflita nisto e tenha um bom sábado!
Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.